NOTÍCIAS

Programação

/ 18.05.2016

Continuum lança Programação

Continuum lança Programação

Continuum 2016 divulga programação completa

Tendo como tema Privacidade, o Continuum – Festival de Arte e Tecnologia do Recife acontece entre os dias 20 a 29 de maio e traz Instalações, Seminários, Experimentos Sonoros, Mostras de Vídeos e de Games

O Continuum – Festival de Arte e Tecnologia do Recife chega à sua 6ª edição. O evento tem como proposta apresentar e discutir as relações entre arte e tecnologia em uma programação gratuita que consiste em Exposições, Mostra de Vídeos, Mostra de Games, Seminários, Oficinas e Sonoridades, este voltado para experimentações sonoras.

Neste ano o festival aborda o com tema Privacidade, assunto que ganha nova emergência frente a debates intensos sobre os direitos dos usuários na web, a vigilância por parte dos governos, a coleta de dados de empresas privadas e a hiperexposição espontânea trazida pela popularização das redes sociais.

O tema Privacidade será abordado através de duas diretrizes críticas: o que acontece quando temos o nosso direito à privacidade violada através da invasão sem consentimento? E por outro lado, quais são os processos sociais que estão nos levando a abrir mão voluntariamente de nossa privacidade?

Os Seminários do Continuum exploram o tema Privacidade em quatro encontros. Na mesa “Isolados em Rede”, a jornalista Fabiana Moraes conversa com o cineasta Felipe Peres Calheiros sobre como a nossa vida cotidiana é voluntariamente compartilhada em seus mínimos detalhes nas redes sociais. Já em “Deixa ela em paz”, a cantora e escritora Karina Buhr fala com a especialista em gêneros e políticas públicas Wedja Martins sobre como as mulheres têm sido objetificadas pelo patriarcado e quais os processos emancipatórios existentes hoje contra esse ato de dominação.

O Continuum ainda traz debates sobre o uso da tecnologia como forma de vigilância digital (com Leonardo Cisneiros e Cris Lacerda) e sobre o controle social e transparência como mecanismos de ampliação e fortalecimento da democracia (com Jacques Barcia e Yellow). Os encontros do Seminários Continuum são gratuitos e acontecem na Roda Cultural, no Bairro do Recife, nos dias 24 a 27 de maio, às 19h, com transmissão ao vivo através do Periscope (@continuumfest).

OBRAS – O Continuum apresenta este ano oito obras, entre vídeos e instalações artísticas. Um dos destaques é “Não é Sobre Sapatos”, do cineasta pernambucano Gabriel Mascaro. Ele discute a estética e a política da imagem utilizada para perseguir manifestantes políticos no Brasil. A instalação se apropria de imagens supostamente filmadas por Policiais Militares enquanto mapeiam os protestos. Já “Um Olho Aberto e o Outro Fechado”, do Fab Lab, é uma instalação sobre como as redes conectadas agem – positiva e negativamente – em nossa vida.

O festival traz ainda “Torre Malakoff Ao Vivo”, do gaúcho radicado em Pernambuco Cristiano Lenhardt, sobre como um ponto de vista é tido como a realidade oficial pelos meios de comunicação de massa. Outras obras selecionadas este ano são “Caixa 2”, de Raul Luna e Antonio Augusto, “Sem título” de Thelmo Cristovam, “Aos Vivos”, da Imaginária. As exposições acontecem na Torre Malakoff entre os dias 20 e 29 de maio.

SONORIDADES – A cada ano, o Continuum abre espaço para artistas da música cujos trabalhos trazem uma ponte entre a inovação tecnológica e o experimento sonoro. Nesta edição, o festival apresenta como atrações Yuri Bruscky, que traz ao evento a obra “Variações (Sobre Besouros, Caixas e Entornos). A apresentação une técnicas de síntese e composição eletroacústica em um diálogo com a construção de paisagens imersivas que podem ser vivenciadas pelo ouvinte.

Outra atração do Sonoridades é Hrönir (de Thelmo Cristovam e Túlio Falcão) com a apresentação “Anagrama”, que trabalha elementos da música contemporânea, como ambient, tonalismo, atonalismo, música concreta e sound collage.

Outro destaque é Grilowsky, multiartista recifense com uma apresentação que aborda urgências contemporâneas como o selfie, as mensagens instantâneas, patrulha virtual e câmeras de segurança. O festival traz ainda Binário (projeto de h.d. Mabuse, Igor Holanda e Queops Negronski) que experimenta misturas entre noise, construções rítmicas das ruas e música pop.
As apresentações do Sonoridades Continuum serão no Roda Cultural, no Bairro do Recife, nos dias 27 e 28 de maio, a partir das 16h.

MOSTRA DE VÍDEOS – Selecionados a partir de inscrições realizadas no site do Continuum, os vídeos exibidos este ano abordam as novas fronteiras da intimidade e exibicionismo nesses tempos em que todos podem produzir imagens. Entre as obras selecionadas estão “Intervenção”, de Pedro Maia de Brito Cavalcanti; “Privacidade VHS”, de Thiago Miazzo Catarino; e “Narrativas Multiafetivas”, de Williams Robert da S. Pereira. A Mostra de Vídeos Continuum acontece em sessões contínuas na Torre Malakoff entre os dias 20 a 29 de maio.

MOSTRA DE GAMES – A seleção dos jogos selecionados para este ano brincam com os aspectos de nossa privacidade, como a capacidade de se camuflar e de se tornar alvo. Entre os games desta edição estão “Republique” (PS4), que explora os perigos da vigilância governamental na era da internet. Temos ainda o sucesso “Watch Dogs” (Wii U), que trata de crimes crimes de informação e big data e ainda “Hacked” (Android), o primeiro jogo de codificação para dispositivos móveis. A mostra acontece diariamente, de 20 a 29 de maio, na Torre Malakoff.

OFICINAS – As Oficinas do Continuum têm como proposta trabalhar as confluências entre inovação, criatividade, segurança e tecnologia. Serão oferecidas as oficinas: “Teoria do drone aplicada à arte”, “Privacidade: Como tornar o acesso à internet de pessoas com deficiência menos vulnerável” e “Introdução a Arte Sonora”. Realizadas entre os dias 23 e 26 de maio, sempre no período vespertino, as oficinas acontecem no CESAR.Edu e no Portomídia. Todo o processo seletivo (já encerrado) foi feito pro meio de inscrições gratuitas no site oficial do festival.

O Continuum tem patrocínio do Governo do Estado de Pernambuco através do Funcultura (Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura) e conta com apoio da Torre Malakoff, Cesar.edu, Portomídia e FabLab Recife.

Serviço
Continuum – VI Festival de Arte e Tecnologia do Recife
Exposições, Mostra de Vídeos e Mostra de Games: 20 a 29 de maio – Torre Malakoff: Terça a Sexta, das 10h às 17h / Sábados (15h às 18h) e Domingo (15h às 19h).
Sonoridades: 27 e 28 de maio, a partir das 16h – Roda Cultural.
Seminários: 24 a 27 de maio, às 19h – Roda Cultural.
Oficinas: de 23 a 27 de maio, no Cesar.edu e Portomídia
Entrada Franca

CONTATO