NOTÍCIAS

Notícias

/ 20.05.2016

CLIPPING::: Jornal do Commércio, 20/05/2016

CLIPPING::: Jornal do Commércio, 20/05/2016

Continuum discute a privacidade no mundo digital com exposições, shows, vídeos e games

Festival de arte e tecnologia começa hoje e vai até o dia 29 na Torre Malakoff

Por GGabriel Albuquerque

Após vazar informações governamentais e crimes secretos de vários governos do mundo, o hacktivista Julian Assange vive desde 2012 em asilo na embaixada do Equador em Londres. Edward Snowden, ao denunciar o sistema de vigilância global da NSA americana, também se asilou e permanece na Rússia desde 2014. Os dois casos dão a dimensão ética e política que envolve a discussão cada vez mais pertinente sobre a privacidade no século 21.

Privacidade é o tema do festival de arte e tecnologia Continuum, que começa hoje, com exposição na Torre Malakoff (Praça Rio Branco, s/n, Bairro do Recife), e segue até o dia 29 de maio. A programação é gratuita e conta com seminários, mostras de vídeos e games, oficinas e apresentações de música experimental. “A gente já tinha pensando neste tema quando fizemos a edição anterior e agora decidimos reavivá-lo. É muito atual, basta ver os vazamento dos grampos da presidente Dilma e Lula. Cada vez mais a privacidade é exposta na internet, de maneira positiva ou não”, analisa o produtor e curador Gutie.

A proposta é abordar a questão através de duas diretrizes críticas: o que acontece quando temos violado o nosso direito à privacidade, através da invasão sem consentimento? E, por outro lado, quais são os processos sociais que estão nos levando a abrir mão voluntariamente de nossa privacidade?

Um dos destaques da programação é a instalação Não é Sobre Sapatos, de Gabriel Mascaro, que discute a perseguição de manifestantes políticos no Brasil a partir de imagens supostamente filmadas por policiais militares enquanto mapeiam os protestos. Outras obras selecionadas são Ao Vivo, do gaúcho Cristiano Lenhardt, sobre comunicação de massa; e Caixa 2, de Raul Luna e Antonio Augusto, que mistura design livro, vídeo e instalação. Entre os games estão Republique (Play Station 4), que explora os perigos da vigilância governamental e o aclamado Watch Dogs (Wii U), que trata de crimes de informação.

A partir da terça-feira (24), no Roda Café (Rua Madre de Deus, 66, Bairro do Recife), às 19h, começam os seminários. A abertura com Fabiana Moraes e Felipe Peres discute o tema Isolados em Rede e, na quarta (25), Karina Buhr e Wedja Martins conversam sobre o grupo feminista Deixa Ela em Paz.

Selo Estranhas Ocupações articula artistas do ruído e silêncio
Centrada à música de ruídos, eletrônica e experimental, a mostra Sonoridades será nos dia 28 e 29, a partir das 16h, no Roda Café. Na escalação: Grilowsky e Binário (projeto de H.D. Mabuse, Igor Holanda e Queops Negronski) no primeiro dia; Yuri Bruscky (organizador do selo Estranhas Ocupações) e Hrönir, em formato duo, no segundo.

Na mostra de vídeos, há dez trabalhos que ficarão em votação do público para o prêmio simbólico de R$ 1 mil reais. O destaque é Privacidade VHS, do paulista Thiago Miazzo, um dos pioneiros da PC Music e noise no Brasil que organiza com Cadu Tenório (um dos músicos da última edição) o selo TOC Label.

CONTATO